quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Gramática na narração

Num texto narrativo predominam os verbos de ação: há, em geral, um trabalho com os tempos verbais. Afinal, a narração, ou seja, o desenrolar de um fato, de um acontecimento, pressupõe mudanças; isso significa que se estabelecem relações anteriores, concomitantes e posteriores.
Ao optar por um dos tipos de discursos, organizamos o texto de forma diferente. Os verbos de elocução, os conectivos, a pontuação, a coordenação ou a subordinação passam a ter papel relevante na montagem do texto.
Ao transformar o discurso direto em indireto (ou vice-versa), realizamos uma grande mexida na arquitetura do texto.
Portanto, para organizarmos um bom texto narrativo, temos de trabalhar o arcabouço gramatical que o sustenta (isso sem contarmos que, em geral, deparamos com passagens descritivas no miolo de um texto narrativo, o que exige uma organização diferenciada).

Concluindo

Ao produzirmos uma narrativa de ficção, temos de estar atentos a todos esses elementos. Dependendo do enredo, trabalhamos com maior ênfase um determinado elemento ou outro. Uma forma de aprimorar suas habilidades de produtor de textos é prestar atenção nos bons romancistas e contistas, nos roteiros de filmes e novelas, perceber como eles trabalham esse ou aquele elemento de suas narrativas.

Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário