terça-feira, 24 de novembro de 2009

O idoso e a sociedade

É determinado por lei que todo idoso tem direito à cidadania, à dignidade e à educação, porém esses direitos, geralmente, são negados aos mesmos.

Nosso estilo de vida é extremamente capitalista visando sempre o lucro e deixando para trás aquilo que aparentemente é improdutivo, no caso o idoso. A discriminação familiar com a desculpa da intitulada “falta de tempo” deixa o idoso a mercê de maus tratos contrariando a lei e negando-lhes os direitos.

Com isso perde a oportunidade de aprender com a experiência dos mesmos e perde também a oportunidade de melhorar a autoestima do idoso, visto que ele sente-se útil a o ver que ainda pode contribuir ensinando os mais jovens, proporcionando-lhes assim uma qualidade de vida melhor, não só para os idosos, mas também para toda a família.

As crianças, jovens e adultos devem assumir um compromisso com o idoso permitindo que o mesmo tenha seus direitos sempre garantidos lembrando que dignidade, cidadania e educação começam em casa.

(Daniel júnior.302)

5 comentários:

  1. Daniel, parabéns você abordou um aspecto muito importante nesse tema, que a falácia de que o idoso não tem mais serventia, que é deixado de lado porque não produz mais para a sociedade, pena que muitos pensem assim, pois a experiência e a sabedoria de vida dos idosos serve para, quem sabe, virmos a ser pessoas mais interessantes e respeitáveis, pois ao respeitarmos e ouvirmos os idosos, estaremos respeitando a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Daniel. parabéns você é um otimo escrito seu trabalho eé digno de um profissional.
    vo tem um maravilhoso futuro .

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Daniel, no mundo em que vivemos ler e escrever é um excelente exercício que o torna capaz de enfrentar a vida com outros "olhos".
    Parabéns!!....continue lendo e escrevendo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa gosteiii muiiito... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. seu texto foi ótimo... parabéns... não sabia que vc possuia esse talento!!!!

    ResponderExcluir