terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sobre ler e escrever

Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor.
Carlos Ceia
...................................................................................................................
O ato de escrever pode ser compreendido como ação, ação transformadora e construtora de uma nova realidade. É a ação pela qual cada escritor (pessoa) enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. É a conseqüência da relação homem e mundo, uma vez que, a partir de uma análise, constatamos essas relações. Nós, como outros seres, “estamos- aí – no mundo”, todavia, devemos passar do “estar aí ”para “ser-aí”, deixarmos de ser objetos para sermos sujeitos. Escrevendo estamos reconstruindo o que já foi construído. Entendemos, então, que escrever não é repetir as coisas prontas, mas... renová-la de forma própria, criadora e transformadora.Sim, escrever é ação, um ato desafiador pelo qual podemos provocar o mundo.

Texto de Carlos Alberto Soares- Cal
E para você o que é escrever?

26 comentários:

  1. Escrever é um ato de se comunicar; que sentimos, o que pensamos, é na verdade a nossa expressão.

    ResponderExcluir
  2. Escrever é o ato de colocar no papel sua concepção sobre qualquer assunto discutido é opinar,criticar ou até mesmo transmitir seus sentimentos em torno de um tema,é buscar,explorar este universo desconhecido, sem dúvidas é importante para seu crescimento em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  3. Escrever é colocar no papel todo o conhecimento adquirido ao longo da vida,toda uma ideologia construída pelo escritor,é concordar ou discorda de um tema imposto ao escritor.
    é todo um mundo onde você e o personagem principal;
    é escrever para um individuo ou vários.
    Escrever é isso que eu fiz agora.

    ResponderExcluir
  4. Para mim,escrever é colocar no papel tudo o que você pensa ou esta sentido ou até mesmo sua opinião sobre alguma coisa,mesmo que muitas pessoas não concordem com você.

    ResponderExcluir
  5. Escrever é expor suas idéias e seus conhecimentos, mas para isso é preciso ler, porque se você não sabe sobre um assunto como é que você pode opinar sobre ele?

    ResponderExcluir
  6. Escrever é um ato de inspiração,conhecimento,aventuras imaginárias, escrever também é um exercício.

    ResponderExcluir
  7. Escrever, no meu ponto de vista, além de tudo é observar, constatar e ouvir sobre os fatos que acontecem ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  8. Escrever é por no papel uma imaginação, uma ideia e até um sonho. É passar através da escrita para o próximo o quê sentimos, pensamos e queremos sobre algo, mas para que isso aconteça devemos ter conhecimento do que queremos transmitir, pra que haja o entendimento do receptor.

    ResponderExcluir
  9. jaqueline froes disse...

    Escrever é ato de saber definir as palavras, informações e conhecimento variados sobre qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  10. BOM, O ATO DE ESCREVER PARA MIM É MERGULHAR EM UM MUNDO IMAGINÁRIO ONDE NÃO HÁ SENSURA DE IDÉIAS E DE OPINIÕES.
    É COLOCAR EM UM SIMPLES PAPEL OU ATÉ MESMO NA IMAGINAÇÃO.
    ESCREVER PARA MIM É UMA DAS POUCAS COISAS ONDE SE AINDA USA A EMOÇÃO.
    QUE ATRAVÉS DE LINHA E LINHAS PODE SE TER UMA CONCEPÇÃO, UMA REFLEXÃO SOBRE TAL ASSUNTO.
    CRITICAR, EXPOR, ELOGIAR, DISCORDAR, SONHAR, PLANEJAR.
    ESCREVER PARA MIM É TUDO ISSO, MAS SEM SAIR DO LUGAR SÓ NO IMAGINAR ISSO É POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
  11. ESCREVER É O ATO DE SE LIBERAR IDEIAS, CONHECER SUAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES ,DESCOBRIR NOVAS IDEIAS ,TER BOM DESEMPENHO NA LEITURA TAMBÉM AJUDA A PENSAR...VIAJAR PRA LUGARES IMAGINÁRIOS...BOM É TUDO QUE SE PODE TER SEM LIMITES AFINAL LER E ESCREVER SÃO COMBINAÇÕES PERFEITAS QUE COM COMPLEMENTAM NOSSO LAZER......

    ResponderExcluir
  12. Escrever é uma renovação de ideias,é a busca de novos conhecimentos,atraves da escrita podemos nos comunicar e expressar os diversos sentimentos que muitas vezes não temos á coragem de falar pessoalmente.Escrever é simplesmente a mais pura forma de LIBERDADE!!!

    ResponderExcluir
  13. O ato de escrever é expressar nossos sentimentos, nossos valores,nossas opiniões e acima de tudo ter a liberdade de expressar o que desejamos.

    ResponderExcluir
  14. é viajar nas ideias e coloca-las no papel, e expressar sentimentos;momentos vividos que não voltarão mais;e construir inclusive a nossa própia história.
    portanto escrever é muito importante para todos nós.

    ResponderExcluir
  15. O ato de ler nos edifica e proporciona conhecimento,conhecimento que abrange a nossa capacidade de pensar e nos expressar em torno de uma ideia e aprimora nossa criatividade motivando-nos a escrever algo inovador,algo que venha de nos.
    Resumindo o ato de escrever é repassar todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos em que vamos envelhecendo.

    ResponderExcluir
  16. escrever é expressar as ideias, um modo de transpor elas para um papel defende-las utilizando conhecimentos que são adquiridos ao longo da vida

    ResponderExcluir
  17. É ENTRAR NO MUNDO DIFERENTE,ESTAR CONHECENDO E APRENDENDO NOVAS IDEIAS,LER E UM MODO DE EXPRESSAR SENTIMENTO,TER UM NOVA IDEIA DO MUNDO OU MELHOR CONHECER UM MUNDO QUE NÃO TE FERE,NEM MACHUCA,QUE VOCÊ NÃO E IGNORADO POR TODOS.

    ResponderExcluir
  18. Escrever é o ato de aprender a se comunicar, interagir melhor com as pessoas sobre realidades e fatos. É entrar nun mundo totalmente nosso.

    ResponderExcluir
  19. Escrever é o ato de saber se expressar na forma escrita. Mais Para se expressar nem sempre é preciso escrever na forma culta, mas sim,saber escrever claramante.

    ResponderExcluir
  20. Escrever é defender um ponto de vista uma ideia, quando escrevemos mostramos o que somos e pensamos.

    ResponderExcluir
  21. É IMAGINAR UM MUNDO DIFERENTE COM VARIAS ESCOLHAS,SONHAR E VIVER O QUE SE LER,SENTIR OS SENTIMENTOS DAS PESSOAS QUE ESCREVER LIVROS,MAS NÃO E SÓ ISSO CONHECER E APRENDER O QUE CONHECE.

    RAQUEL

    ResponderExcluir
  22. Escrever é o ato de colocar no papel através das palavras,o que sentimos,expressar as nossas opiniões,é o ato de sabermos definirmos o que queremos passar para quem está lendo,é algo mas do que importante para o ser humano,particularmente eu amo escrever o ato de escrever faz bem pra alma limpa o coração nos deixa com a sensação leve...........

    ResponderExcluir
  23. Quem tem o habito de ler sabe expressar-se melhor em meio a sociedade, sabendo tomar decisões importantes para o bem
    de sua família ou grupo social.
    Quem ler automaticamente adquiri conhecimento e o habito de escrever adequada-mente, beneficiando-se e repassando através da escrita tudo o que absorveu em suas leituras em busca de conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. Larissa disse...

    Escrever é expor no papel as variações do que se ver
    ao nosso redor. E em análise expressaremos aquilo que pensamos e sentimos. Pois podemos descobrir muitas coisas no que escrevemos e das outras pessoas também.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom gente, gostei muito do que vocês escreveram, houve até poesia...Isso só mostra que vocês são capazes, basta querer e eu acredito em vocês, portanto... vamos ler bastante, pois como disse a Gislane "é preciso ler, porque se você não sabe sobre um assunto como é que você pode opinar sobre ele?

    ResponderExcluir
  26. Estou postando alguns comentários no blog, espero que vocês gostem e aprendam um com outro. Não esqueçam de comentar os comentários dos colegas.

    ResponderExcluir