terça-feira, 24 de novembro de 2009

O idoso e a sociedade

É determinado por lei que todo idoso tem direito à cidadania, à dignidade e à educação, porém esses direitos, geralmente, são negados aos mesmos.

Nosso estilo de vida é extremamente capitalista visando sempre o lucro e deixando para trás aquilo que aparentemente é improdutivo, no caso o idoso. A discriminação familiar com a desculpa da intitulada “falta de tempo” deixa o idoso a mercê de maus tratos contrariando a lei e negando-lhes os direitos.

Com isso perde a oportunidade de aprender com a experiência dos mesmos e perde também a oportunidade de melhorar a autoestima do idoso, visto que ele sente-se útil a o ver que ainda pode contribuir ensinando os mais jovens, proporcionando-lhes assim uma qualidade de vida melhor, não só para os idosos, mas também para toda a família.

As crianças, jovens e adultos devem assumir um compromisso com o idoso permitindo que o mesmo tenha seus direitos sempre garantidos lembrando que dignidade, cidadania e educação começam em casa.

(Daniel júnior.302)

A VALORIZAÇAO DO IDOSO

Muitos idosos sofrem violência e discriminação, ações essas consideradas crime pelas leis do estatuto do idoso. Mas o que me pergunto é por que fazem esse tipo de crime com essas pessoas tão inofensivas? Será que é a paciência que acabou ou crueldade mesmo?

É comum vermos esse tipos de situações em ônibus, nas ruas e notícias na televisão de maus tratos dentro de suas próprias casas. Quero ressaltar que pessoas que fazem isso ainda não pararam para pensar que um dia também irão envelhecer e se não reverterem esse quadro poderão sofrer o mesmo tratamento.

Muitos devem praticar esse tipo de maltrato por não saberem que é crime, pois se soubessem pensariam um pouco mais antes de fazer e outros por serem cruéis mesmos, pois, apesar de conhecerem o estatuto do idoso, ainda assim ,continuam maltratando o idoso.

Temos que valorizar o idoso, pois foram pessoas que já viveram muito e que a velhice é um processo natural da vida e não desvalorizar, mas respeitar e cobrar o mesmo da sociedade.

Emilene Carrilho 301